Sociedade

Projeto escolar mostra para as crianças que Carnaval não é só samba

Professora envolveu a turma em uma investigação sobre os ritmos que embalam a festa nas diferentes regiões brasileiras.

Por Alexandra Grassini*

Trabalho com projetos no período integral do Colégio Mary Ward, em São Paulo, que vai da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. Neste ano, aproveitei o período do Carnaval para estimular as crianças a desenvolverem um pensamento reflexivo sobre a data. A ideia era que elas pudessem pensar sobre o que essa comemoração representa e como ela é vista fora dos país.

Comecei a atividade com uma roda de conversa na biblioteca. Perguntei para os alunos o que eles sabiam sobre o Carnaval e observei que a referência que eles tinham na mente era apenas a da escola de samba. Foi aí que eu trouxe a reflexão de que, apesar do Brasil ser reconhecido no exterior pelo samba, também temos outros ritmos diferentes no país. Um deles é o frevo, que é considerado um patrimônio imaterial da humanidade.

Para trabalhar essa questão, eu e a bibliotecária incentivamos os alunos a fazerem suas pesquisas. Também contamos com o apoio do livro “Brasil Animado”, da autora Mariana Caltabiano, que apresenta uma viagem cultural pelo Brasil. Já tínhamos adotado esse livro anteriormente, mas decidimos retomar a parte que fala sobre o Carnaval.

Após fazer as pesquisas, os alunos começaram a confeccionar instrumentos musicais personalizados com latas de massa de tomate. Pegamos todas as embalagens que a cozinheira separou e usamos para construir chocalhos. Em tiras de papel, eles desenharam vários elementos que representavam os ritmos que tínhamos visto, como o axé, o frevo e o próprio samba.

Foto: Shutterstock

 

Conforme trabalhamos as novas informações, os alunos começaram a se apropriar mais do tema. Eles entenderam que o nosso país é conhecido no exterior pelo samba, mas o Brasil tem muitos outros ritmos que acabam não sendo tão divulgados quanto os desfiles das escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Isso despertou neles uma nova percepção sobre a representação do Carnaval.

Eu também pedi para os alunos fazerem pesquisas sobre as cidades brasileiras que decidiram cancelar o Carnaval neste ano. Sempre buscamos conteúdos educacionais no site Britannica, mas dessa vez não encontramos nada sobre o tema. Tivemos que entrar no Google e selecionar alguns resultados. Foi interessante que na hora de compartilhar as respostas, todo mundo tinha colocado os mesmos lugares porque tinha considerado apenas a primeira linha da busca.

Ainda vamos retomar essa pesquisa durante a semana. Quero que eles se aprofundem um pouco mais e encontrem outras cidades. Vamos discutir os motivos desses lugares terem cancelado o Carnaval e também iremos falar um pouco sobre economia.

A partir desse projeto, os principais resultados que eu observo são uma conscientização sobre como realizar pesquisas e um entendimento maior sobre a representação do Carnaval no Brasil e no exterior. E também tem a empolgação dos alunos. Como é uma festa muito alegre, eles ficaram super animados.

Foi inspirador? (Porvir/ #Envolverde)

* Alexandra Grassini – Possui formação em pedagogia e comércio exterior. Atua como professora do período integral do Colégio Mary Ward, e também como psicopedagoga, coaching de carreira e consultora organizacional. Possui ampla experiência em organizações e escolas, com desenvolvimento de projetos significativos para curso de período integral, que proporcionam uma nova visão de mundo aos alunos. Atua em processos de desenvolvimento humano e facilita a jornada daqueles que buscam um sentido para os papéis que exercem na vida, levando-os a um conhecimento profundo de si mesmos e da transformação que buscam.

** Publicado originalmente no site Porvir.