Sociedade

Procuram-se histórias transformadoras

O objetivo é estimular a construção de novas narrativas que nascem nas escolas e impactam todo o entorno. Foto: Shutterstock
O objetivo é estimular a construção de novas narrativas que nascem nas escolas e impactam todo o entorno. Foto: Shutterstock

Por Redação do Instituto Alana – 

O Desafio Criativos da Escola premiará projetos de transformação protagonizados por crianças e jovens e apoiados por seus professores em todo o país; inscrições vão até 31 de outubro.

Recuperar uma praça abandonada e torná-la um espaço de lazer; incentivar os jovens a irem para escola de bicicleta para prevenir a obesidade infantil; desenvolver uma campanha de combate ao bullying. Agora, projetos que transformam as escolas, os alunos e suas comunidades ganham uma oportunidade para serem celebrados, reconhecidos e divulgados. Trata-se do Desafio Criativos da Escola, que irá premiar iniciativas protagonizadas por crianças e jovens, com o apoio de educadores, que se destacarem pelos impactos causados na realidade e pelo processo de construção e implementação da ideia.

“Com o Desafio, queremos estimular a construção de novas narrativas que nascem nas escolas e impactam todo o entorno, divulgando-as amplamente e inspirando cada vez mais gente para se unir ao movimento”, explica Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Instituto Alana e coordenadora do projeto.

Os projetos devem ser enviados até o dia 31 de outubro de 2015 pelo site do Criativos da Escola. Um júri será responsável pela seleção das cinco histórias de transformação– dentre os jurados, estão Helena Singer, assessora especial do Ministro da Educação, responsável pela área de fomento à inovação e à criatividade na educação, e Anna Penido, diretora-executiva do Instituto Inspirare, que tem como missão inspirar inovações que melhorem a qualidade da educação no Brasil. A divulgação dos projetos premiados acontece em novembro.

As cinco equipes autoras das histórias de transformação mais impactantes viajam até São Paulo no período de 8 a 11 de dezembro, para vivenciar uma experiência de inovação durante dois dias, ao lado da equipe do Mesa&Cadeira – referência na condução de processos de criação e inovação. No dia 11, o grupo compartilha os frutos dessa vivência em uma cerimônia de premiação no Itaú Cultural, que contará com a presença de educadores, alunos, formadores de opinião, autoridades e redes parceiras. Para os educadores responsáveis pelos grupos haverá uma premiação no valor de R$ 1 mil para fazer um curso a sua escolha e a escola ganhadora também recebe R$ 2 mil para celebrar a conquista com toda comunidade escolar.

Para os educadores que têm interesse em desenvolver projetos de transformação com seus alunos e gostariam de ter acesso a um material que os apoie, o site do projeto disponibiliza textos, vídeos e reflexões que podem inspirar o processo.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.