Clima

Prevenção de riscos financeiros terá como base informações ambientais

Iniciativa da CDP promove em mais de 5000 empresas a divulgação de dados sobre impacto ambiental para os seus investidores.

Por Katherine Rivas, da Envolverde –

Um novo projeto elaborado pela organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) foi recentemente lançado para incentivar empresas a divulgarem de forma voluntária informações ambientais e prevenir assim riscos financeiros.

A iniciativa conhecida como Relatório Financeiro do Desenvolvimento Climático (TCFD- sigla inglês) procura difundir entre as empresas a consciência social de prestar informações a investidores, credores, seguradoras e agentes do meio nos relatórios financeiros tradicionais.

A expectativa é que o projeto envolva todos os países do G20 e se crie uma consciência coletiva em relação aos assuntos do clima e a prática de ações efetivas. “Estamos animados com o escopo do trabalho que a TCFD descreve em seu relatório inicial e a abordagem que ela propõe. Nos últimos 15 anos, o CDP esteve comprometido com a divulgação das melhores práticas climáticas” afirmou Juliana Lopes, diretora do CDP em América Latina.

A missão principal do CDP é ver empresas e cidades divulgando e compartilhando informações sobre o seu impacto ambiental e planejando estratégias para reduzir consequências negativas.

Nos últimos 15 anos, junto aos seus 767 investidores, o CDP conseguiu que 5600 empresas façam parte desta força tarefa. Estas representam 91 países (mais da metade do mercado mundial) reportando as informações. Até o ano 2016 houve um incremento para 827 investidores que representam um acrescimo de US$ 100 trilhões em ativos.

O diretor-executivo do TCFD, Jane Stevensen, acredita que esta é uma oportunidade importante para que todas as informações reunidas ao longo do tempo sobre mudanças climáticas possam fazer parte do plano principal de ação.

A primeira fase do programa foi divulgada em março e incluiu um estudo detalhado do panorama atual e a elaboração de objetivos para a segunda fase. As diretrizes que orientaram a organização do CDP hoje estão presentes nos sete pilares de divulgação do relatório TCFD. (#Envolverde)