Sociedade

Prêmio da Samsung chama jovens a mudarem suas comunidades

Por Redação do Porvir –

Com inscrições até o dia 29, “Respostas para o Amanhã” busca a melhoria da educação pública a partir de iniciativas de jovens do ensino médio de escolas públicas.

Se você é aluno do ensino médio de uma escola pública e desenvolve alguma solução para um problema da sua comunidade usando conceitos da ciência e matemática, fique atento. As inscrições para a terceira edição do prêmio Respostas Para o Amanhã, promovido pela Samsung, vão até o dia 29 de agosto. Com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio da Unesco e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), a premiação incentiva a melhoria da educação pública a partir do estímulo a projetos que proponham soluções sustentáveis para problemas sociais do entorno de escolas.

O prêmio é uma adaptação do concurso norte-americano Solve for Tomorrow, que também gira em torno de desafiar os estudantes a aplicar conceitos de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) na solução de problemas da comunidade em que vivem.

Na versão latino-americana, a participação pode acontecer de dois jeitos. Caso o interesse pelo prêmio venha de um professor, ele pode incentivar que uma turma de alunos desenvolva um projeto. Professores de biologia, física, química e matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das ciências da natureza e suas tecnologias, que lecionem no ensino médio de escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal podem participar do prêmio. A outra opção é a vontade partir dos alunos. Nesse caso, eles devem procurar o apoio de um professor, que fica responsável pela inscrição do grupo. Nesse link, os estudantes encontram ideias de como podem desenvolver um projeto.

Os docentes que querem participar mas não sabem como, podem ficar tranquilos. O prêmio oferece uma página, chamada Sala dos Professores, onde estão textos de referencia, vídeos com especialistas e propostas de atividades, tudo isso elaborado a partir de questões atuais que se conectam com o currículo escolar.

Os projetos serão avaliados pelo envolvimento dos alunos e o incentivo ao comprometimento com os princípios de sustentabilidade e a melhoria das condições de vida da comunidade e pela relevância da pesquisa desenvolvida no campo das ciências da natureza e da matemática.

Seleção de projetos e premiação

Inicialmente, uma comissão irá selecionar 25 projetos de todo o país, os vencedores regionais. Em uma segunda etapa, os 25 grupos deverão produzir um vídeo de até três minutos sobre o projeto. Aqui, pode ser consultado um roteiro de orientação pra produção audiovisual.

Na próxima etapa, a comissão julgadora irá selecionar cinco iniciativas, consideradas as vencedoras nacionais. Por fim, os cinco vídeos serão publicados no site do Prêmio para votação geral. Além desse júri popular, a comissão julgadora irá escolher o grande vencedor nacional, levando em conta originalidade, caráter de inovação e relevância da iniciativa.

Cada escola dos 25 vencedores regionais receberá um notebook como prêmio pela classificação. Já os cinco vencedores nacionais receberão: dois notebooks para a escola, um notebook para o diretor e um notebook para o professor, além de medalhas para o diretor, professor e os alunos participantes.

Já o vencedor do júri popular leva, além dos prêmios citados acima, um troféu pela escolha do público. O grande vencedor nacional leva os prêmios citados acima, um troféu, e um notebook para cada um dos alunos participantes (com o limite de 45 estudantes).

Nesse link, estão perguntas e respostas frequentes sobre as etapas de inscrição, seleção e premiação. Os docentes interessados devem realizar as inscrições até pelo site do prêmio até o dia 29 de agosto. (Porvir/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site Porvir.