Ambiente

Fapesp e Nerc apoiam pesquisa em biomas brasileiros

Serão apoiadas pesquisas na Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Foto: Eduardo Cesar/Fapesp
Serão apoiadas pesquisas na Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. Foto: Eduardo Cesar/Fapesp

A Fapesp o Natural Environment Research Council (Ner), do Reino Unido, convidam pesquisadores a enviarem propostas para a chamada com o tema “Understanding and Sustaining Brazilian Biome Resources”.

A chamada está aberta a submissões conjuntas de pesquisadores brasileiros e britânicos e tem apoio, no Reino Unido, do Newton Fund.

Fapesp e Nerc pretendem, por meio da chamada, apoiar pesquisas em biomas brasileiros – incluindo a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado – que possam melhorar o conhecimento: do papel da biodiversidade no funcionamento de ecossistemas; dos promotores e do impacto de mudanças; e de alternativas de gerenciamento e de restauração.

O Nerc disponibilizará até £ 2 milhões para financiar os projetos selecionados no Reino Unido. A Fapesp disponibilizará quantia equivalente para apoiar os projetos selecionados no Estado de São Paulo.

As instituições esperam selecionar de duas a três propostas, que serão financiadas por até três anos.

As propostas submetidas deveram ter um pesquisador responsável no Reino Unido e um ou mais no Estado de São Paulo.

Cada proponente no Estado de São Paulo deve submeter uma proposta de pesquisa para a Fapesp em uma das três modalidades de apoio oferecidas na chamada: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou São Paulo Excellence Chair.

As propostas deverão descrever claramente a contribuição esperada de cada dos pesquisadores responsáveis no Estado de São Paulo e devem também seguir as normas de modalidade de apoio escolhida.

As propostas deverão ser submetidas em inglês até o dia 2 de setembro de 2015, às 16h (BST).

A chamada de propostas está disponível (em inglês) aqui. (Agência Fapesp/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site Agência Fapesp.