Ambiente

Uma esperança para o cavalo-marinho

Parceria para a preservação de uma espécie ameaçada de extinção está entre os primeiros episódios do projeto Podcast Vale, novo canal de comunicação da empresa
A Fazenda Marinha da Vale, localizada no Terminal da Ilha Guaíba, em Mangaratiba (RJ), doou para o Aquário de Ubatuba, litoral Norte de São Paulo, cinco cavalos-marinhos da espécie Hippocampus reidi. A iniciativa tem como objetivo reforçar o trabalho que já é feito pelas duas instituições de preservação da espécie – que integra a lista nacional e internacional de animais ameaçados de extinção – a partir de pesquisas científicas e ações de educação ambiental que reforçam o papel da espécie no ecossistema marinho. Este tema está entre os primeiros episódios do projeto Podcast Vale, que entra no ar nesta quinta-feira, 9 de março, no endereço www.vale.com/podcast. Com este canal, a empresa pretende ampliar a comunicação com seus diversos públicos.

A partir dos conteúdos em podcast, a Vale quer ir além da divulgação de seus ativos e iniciativas. A empresa pretende estar inserida em temas, como sustentabilidade, recursos humanos e negócios, que são relevantes para a sociedade. “Neste episódio, por exemplo, falamos de como o trabalho desenvolvido na Fazenda Marinha se conecta a outras iniciativas realizadas por instituições brasileiras que estão engajadas na preservação de espécies da fauna aquática, como o cavalo-marinho”, explica Mônica Ferreira, gerente-geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale.

Em breve, o usuário também poderá baixar gratuitamente os podcasts no celular por meio das lojas da Apple e do Google Play. A partir do site, também é possível cadastrar o e-mail no campo “Alerta de podcast” para receber alertas de atualização. O procedimento é simples e rápido.

Saiba mais sobre o podcast

O termo podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Trata-se de uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários. É como se fosse um blog, onde a voz substitui o texto escrito. Com a possibilidade de se ouvir a qualquer hora, inclusive em um player portátil, os podcasts criam uma espécie de rádio digital direcionada a assuntos específicos.