Sociedade

Estudantes conquistam o ouro em Olimpíada Nacional de História

http://imagens.pressmanager.net/images/assessorias/336/2016/08/25/imagem_release_733768_small.jpg Equipe do Poliedro São Paulo, “Oxe Filomena”, consegue ouro. Foto: Divulgação
http://imagens.pressmanager.net/images/assessorias/336/2016/08/25/imagem_release_733768_small.jpg
Equipe do Poliedro São Paulo, “Oxe Filomena”, consegue ouro. Foto: Divulgação

Alunos do Colégio Poliedro levaram para casa medalhas de ouro, prata e bronze na principal competição anual do tema.

Por Redação da Envolverde*

As comemorações das olimpíadas ainda não terminaram para os alunos do Poliedro. Afinal, eles participam constantemente de competições em que o conhecimento é o principal trunfo. Neste final de semana, a equipe “Oxe Filomena”, formada pelas estudantes Giulia Dani Gasparetto, Rebecca Maria Monteiro Murad e Victoria Sami Costa Müller, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São Paulo, conseguiu uma grande conquista e levou para casa a medalha de ouro na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), a principal competição da matéria no País.

O desafio enfrentado pelo trio de alunas não foi fácil. Mais de 30 mil estudantes e professores de escolas públicas e privadas participaram desta competição em 2016. “Foi uma conquista gratificante e inesperada. Ficamos muito felizes com o resultado e com o reconhecimento, porém já estávamos satisfeitas por ter chegado à final”, conta a estudante Victoria, medalhista de ouro.

Neste ano, o Poliedro obteve o total de cinco equipes medalhistas. Além da “Oxe Filomena”, as equipes “Bota dente tira dente”, “Parabolicamará”, “Correnteza” e “Bonde das Miçangas”, compostas por alunos do Ensino Médio do Poliedro de São José dos Campos, também conquistaram medalhas de prata e bronze.  As conquistam representam um grande avanço. Nas edições de 2015 e 2014, a marca educacional obteve quatro e duas medalhas, respectivamente.

A ONHB começou em 2009 e neste ano apenas 275 equipes chegaram à etapa final, sendo que 35 foram premiadas com medalhas de bronze, 25 com prata e 15 com ouro. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição trouxe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas.

Em formato original, é realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. A competição é efetuada em cinco fases online, que duram uma semana cada, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Lucas Nyari, analista de suporte a Olimpíadas e Alunos do Poliedro, explica que o modelo da competição difere das demais por ser uma prova em grupo e com professor orientador, promovendo o engajamento dos alunos em temas atuais e a busca por referências históricas para entender as causas e o contexto de acontecimentos marcantes. “Um bom desempenho na ONHB mostra que o Poliedro também tem uma base forte em humanas, sendo um colégio completo para a formação de seus alunos”, afirma.

Seja um medalhista

Olimpíadas são desafiantes e chegar ao final da disputa não é tarefa fácil. Um dos momentos mais difíceis na ONHB para a equipe vencedora do Colégio Poliedro foi a última tarefa da 5ª fase online. “Tivemos que entrevistar funcionários, alunos e professores para escrever um texto sobre os aspectos (positivos e negativos) da nossa escola e responder qual seria um sonho para a nossa instituição”, descreve Victoria.

A dica da integrante da equipe do Poliedro que conquistou o ouro para futuros competidores é trabalhar em equipe. “Em uma competição é importante seguir as orientações dos professores, não se desesperar e acreditar que é possível, além de dar mais valor ao trabalho e ao conhecimento do que a recompensa”.

Confira quem são os alunos medalhistas do Poliedro:

 

Poliedro SP:

 

                Ouro

Equipe “Oxe Filomena”

Giulia Dani Gasparetto – 3º ano

Rebecca Maria Monteiro Murad – 3º ano

Victoria Sami Costa Müller – 3º ano

Poliedro SJC:

Prata

Equipe “Bota dente tira dente”

Alice Vitória Queiroz Clementino – 2º ano

Matheus Faria de Sousa – 2º ano

Victor Coutinho Ramalho – 2º ano

Equipe “Parabolicamará”

Aline Marcelle da Silva – 3º ano

Guilherme Mazzeo do Nascimento – 2º ano

Gabriel Vicente da Silva – 3º ano

    Bronze

 

Equipe “Correnteza”

Rafaella Loewe – 2º ano

Pedro Lin Huang – 2º ano

Gabriel Mendonça Grellet – 2º ano

Equipe “Bonde das Miçangas”

Gabriel Barros da Costa – 2º ano

Juan Luiz de Mello – 2º ano

Vinícius Mancini – 2º ano