O BID lança um portal multilíngue para apoiar aprendizagem

O Centro de Informações para a Melhoria das Aprendizagens (CIMA) é o primeiro portal em espanhol, inglês e português de indicadores e estatísticas educacionais comparáveis para a América Latina e o Caribe

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está lançando o Centro de Informações para a Melhoria das Aprendizagens (CIMA), um portal de indicadores e estatísticas educacionais para a América Latina e o Caribe, em resposta às necessidades de decisores de políticas públicas, pesquisadores, dos meios de comunicação e da sociedade civil no monitoramento dos sistemas educacionais da região e no trabalho de informar as políticas públicas para contribuir à melhoria desses sistemas.

Embora já existam esforços de compilação de dados por outras organizações, CIMA oferece uma plataforma fácil de usar, com informações em espanhol, inglês e português. Sua proposta é apresentar estatísticas educacionais comparáveis e relevantes sobre os desafios enfrentados pelos países da região.

CIMA é abastecido por três fontes principais de dados: levantamentos domiciliares harmonizados, avaliações de aprendizagem e dados administrativos. Na atualidade, o portal apresenta cerca de 40 indicadores, que oferecem um panorama regional da educação e permitem realizar comparações entre países e anos. Os usuários do portal CIMA também poderão explorar os indicadores por meio dos “Perfis de país”, que apresentam em detalhe as características de cada sistema educacional. Essa abordagem permitirá a identificação das áreas nas quais os diferentes sistemas avançaram e as áreas nas quais há uma necessidade urgente de melhorias, informando, assim, a elaboração de metas nacionais e regionais que orientem os serviços educacionais.

“O portal CIMA oferece evidências para apoiar a adoção informada de decisões e, assim, melhorar com eficiência a qualidade dos sistemas educacionais e das aprendizagens. Temos a firme convicção de que com mais conhecimentos a respeito do quanto as nossas crianças sabem, e do que elas sabem, poderemos fazer com que todos os estudantes da região cheguem ao topo”, ressalta Emiliana Vegas, Chefe da Divisão de Educação do BID. Vegas adiciona que CIMA não consiste apenas nesse portal de estatísticas, mas é um projeto integral orientador de políticas e metas educacionais.

Nesse sentido, o projeto CIMA visa a encorajar os países a fortalecer os seus sistemas de coleta e análise de dados, participando de avaliações de aprendizagem regionais e internacionais, e medindo o impacto das suas reformas educacionais. Assim, serão geradas cada vez mais informações úteis e de qualidade, capazes de orientar melhorias nas políticas públicas. Para alcançar esse objetivo, CIMA busca a participação ativa de ministérios, agências de avaliação e institutos de estatísticas, no sentido de gerar e aproveitar dados educacionais de qualidade por meio da criação da Rede CIMA em nível regional.

Para navegar no portal CIMA e conhecer mais a respeito deste projeto, visite www.iadb.org/cima

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Posts Relacionados

Postado em: ContentEngine, Educação

Deixe seu Comentário