Sociedade

Estudantes recebem prêmio por biblioteca

Prêmio Construindo a Nação reconheceu o trabalho de 524 unidades de todo o País; escola vencedora recebeu R$10 mil em equipamentos eletrônicos

bibliotecaUma nova biblioteca para a cidade de Esmeralda. Foi com a criação do espaço que o grêmio da E.E. Rubens de Oliveira Camargo, distrito de Rubinéia, venceu o prêmio Construindo a Nação, do Instituto Cidadania Brasil. Em 2016, 524 escolas de todo o País enviaram sugestões sobre projetos de impacto local nas áreas da saúde, cultura, tecnologia, produção, filantropia, educação, trabalho ou meio ambiente. Além do título, a unidade recebeu R$10 mil em equipamentos eletrônicos.

Quem está por trás da ação são os alunos do grêmio “Força Jovem”. Juntos eles identificaram a falta de um espaço para leitura e lazer no distrito e lideraram uma força tarefa para arrecadar livros para a construção de uma biblioteca solidária. A equipe contou com a colaboração de toda a comunidade local e da Prefeitura, que ajudou cedendo espaço e móveis.

Aberta desde setembro, o acervo é variado indo desde histórias infantis à livros acadêmicos. Mais de 10 caixas foram arrecadadas. Para a aquisição de gibis, rifas foram vendidas e revertidas em material. Entre as atividades que já saíram do papel, estão as oficinas de contação de história e de pintura.

Segundo a professora da unidade e responsável pelo projeto Francielle Ferreira Campaneli, a ideia contou com pronta adesão de toda a escola, mobilizando cerca de 50 alunos, entre membros do grêmio e alunos do 9º ano. “ Eles [o grêmio] não trabalharam só nesse projeto. Estão sempre organizando eventos, conciliando os alunos e ajudando a direção a conversar com pais e alunos para juntos construirmos a escola ideal para todos”.

O segundo lugar também foi para um projeto da rede paulista, “Troque um abraço por um sorriso”, da escola estadual Edésio Castanho, de Ibaté. (#Envolverde)