Arquivo

Relevância das boas práticas para a governança no terceiro setor

 

Associações e Fundações lançam Guia do IBGC: Melhores Práticas para Organizações do Terceiro Setor.

Organizações do terceiro setor, embora privadas, possuem objetivos estatutários de interesse público ou associativo, com atividades voltadas para a promoção humana e o bem-estar social. No Brasil, há dois tipos de personalidade jurídica que se destacam nesse cenário: a associação e a fundação. A primeira caracteriza-se pela união de pessoas em prol de uma causa lícita, sem intuito de lucro. As fundações, por sua vez, são instituídas a partir de um patrimônio destinado a uma causa de interesse público, também sem fim lucrativo.

Este evento objetiva lançar um guia que congrega as peculiaridades mais relevantes dessas organizações e ambientá-las sob o olhar das práticas de governança. Com isso, o IBGC espera contribuir para uma gestão de excelência com transparência, equidade e prestação responsável de contas.

PALESTRANTE

Eduardo Sabo

Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, instituição que integra desde 1989, tendo sido diretor-geral por mais de uma vez, procurador-geral de Justiça, conselheiro do Conselho Superior, coordenador da Câmara de Coordenação e Revisão Criminal. Formou-se pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Integra o corpo docente do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) e coordena o NEPATS – Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor. Foi presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social – PROFIS. É autor dentre outras obras dos livros “Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social”, editado pela Forense

MODERADOR E APRESENTADOR DO GUIA 

Arnaldo Aparecido Rezende

Coordenador do documento e da comissão de Governança no Terceiro Setor do IBGC. Superintendente Executivo da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas – Fundação Odila e Lafayette Álvaro (Fundação FEAC); Professor na Faculdades de Campinas (FACAMP) nas áreas de Governança Corporativa e Responsabilidade Social Empresarial; Conselheiro Fiscal nas instituições: Fundação Hospital Centro Médico de Campinas e Instituto Cultural CPFL. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); MBA Executivo em Gestão Estratégica de Empresas pela FACAMP; Pós-Graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV- SP).

DATA

29 de agosto de 2016, segunda-feira

HORÁRIO

9h30 – Credenciamento

10h00 – Lançamento do guia, palestra e debate

11h30 – Encerramento

LOCALFundação de Rotarianos de São Paulo Av. Higienópolis, 996 – Auditório do 5º andar São Paulo – SP

INSCRIÇÃO GRATUITA

Vagas limitadas.