Sociedade

Cooperação e mudanças digitais para o terceiro setor

RP week comprova que analfabetismo no século XXI radica na incapacidade de desaprender e reaprender conceitos.

Por Katherine Rivas, da Envolverde –

Com o lema “Integre-se ou desintegre-se” iniciou nesta segunda-feira (11) o RP Week, evento que reúne cerca de 3300 inscritos do mundo todo para debater as novas tendências de cooperação no mercado das Relações Públicas.

A iniciativa é considerada o evento mais importante do país na área e acontece na faculdade Cásper Libero até o sábado 16 de julho.  Gerente de Projetos Sociais da Bunge alimentos, Juliana Santana, apresentou em palestra ao público a importância dos processos de cooperação no terceiro setor, na atualidade.

Juliana Santana da Bunge alimentos explica os desafios do terceiro setor na era digital
Juliana Santana da Bunge alimentos explica os desafios do terceiro setor na era digital

Profissional da área há 18 anos Juliana afirma que atuar no segmento da comunicação hoje é um desafio constante que tem como principal missão fazer “mais” com “menos” recursos.  “O terceiro setor já nasce na base da cooperação, nosso desafio para os próximos anos é otimizar recursos e para isso é necessário nos organizar e trabalhar em conjunto” comenta.

A palestrante acredita que o terceiro setor é a saída para o Brasil lidar melhor com desafios sociais e ambientais e a cooperação é o processo base para compreender o papel do profissional e a forma como este concede e planeja as suas atividades.

Em parceria com Ana Velasco, gerente de Relacionamento do Gife, apresentaram aos participantes os novos processos de cooperação e estratégias nos próximos anos. Uma visão do terceiro setor que vai além das ONGs, assim como alternativas diversas às mudanças do mercado no meio digital.

De acordo com a temática “Integre-se ou desintegre-se” o debate focou na dinâmica atual onde consumidor é também produtor de conteúdo.  “Precisamos saber lidar com a ideia que a prioridade antes era organização e hoje é interação. Devemos entender onde o setor vai atuar. Fazendo assim do meio digital um suporte, mas não um substituto” explica Juliana.

Juliana Santana da Bunge e Ana Velasco da Gife apresentam aos estudantes novas propostas do mercado atual
Juliana Santana da Bunge e Ana Velasco da Gife apresentam aos estudantes novas propostas do mercado atual

Amanda Takassiki organizadora do evento e membro do coletivo “Precisa de um RP” concorda com a palestrante e menciona que em tempos de crise e mudanças digitais é necessário definir a função real do profissional de Relações Públicas. E reforça que a missão do coletivo é fortalecer o poder da comunicação nos negócios. “Queremos aproximar os futuros profissionais das agencias, estudantes precisam entender certos processos burocráticos, a importância de fazer estágio e estar em uma associação. As faculdades nem sempre mostram esta realidade de forma concreta” declara

Juliana Santana considera que a nova geração de profissionais RP deverá atuar de forma estratégica aproveitando seu poder de interação e fortalecendo seus diferenciais com outros comunicadores.  Agir como diplomatas empresariais.

Ativo desde 2013, o evento reúne na sua maioria estudantes da área (cerca de 70% do público) Na jornada deste ano a novidade será a seleção de 16 estudantes do público para participar de um processo seletivo com donos de agências onde um destes será empregado. (#Envolverde)