Sociedade

Começou a campanha "Nós Amamos as Cidades"

Rio de Janeiro. Foto: © Divulgação
Rio de Janeiro. Foto: © Divulgação

Além de votar na cidade que melhor representa seus próprios anseios de um futuro com clima mais ameno para o planeta, a população também pode deixar seus comentários e sugestões. Participe!

Por Redação do WWF Brasil –

Começou esta semana e vai até o dia 19 de junho a campanha We Love Cities (Nós Amamos as Cidades). Trata-se de uma votação popular para reconhecer entre as três finalistas de cada país participante do Desafio das Cidades aquela com melhores exemplos e ações rumo a uma economia de baixo carbono. Ao todo, 45 cidades de 20 países demonstraram, no ciclo 2015/2016 da campanha, atividades de transição para um futuro sustentável. No Brasil, as cidades concorrentes são Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro, que venceram outros sete municípios na primeira fase do Desafio.

Um júri especializado é responsável por indicar a Capital Nacional de cada uma das 20 nações representadas no concurso, além de reconhecer a Capital Global da Hora do Planeta, o que acontecerá durante uma cerimônia em Quito, no Equador, no mês de outubro.

Belo Horizonte. Foto: © Divulgação
Belo Horizonte. Foto: © Divulgação

Além de votar na cidade que melhor representa seus próprios anseios de um futuro com clima mais ameno para o planeta, a população também pode deixar seus comentários e sugestões de novos planos e metas sustentáveis para as prefeituras na plataforma Nós Amamos as Cidades. Durante a campanha de 2014/2015, foram mais de 11 mil dicas e propostas, algumas bem elaboradas.

Basicamente, o site e as mídias sociais da campanha Nós Amamos as Cidades querem inspirar e aumentar o conhecimento sobre o progresso sustentável atingido por algumas cidades no Brasil e no mundo, além de celebrar, votar e sensibilizar as prefeituras com sugestões. Também é objetivo do esquema de comunicação da campanha premiar as comunidades e estreitar sua relação com o poder público. O recado é o de que todos são vencedores ao atingir resultados positivos nas políticas voltadas à redução das emissões de carbono, destinação final de resíduos sólidos, energia, entre outras.

A cidade com o maior número de interações baseado no tamanho da população vence a campanha. Entre as possíveis interações, estão tweetes, instagram e facebook com a hashtag de cada candidata, o voto na plataforma Nós Amamos as Cidades e o envio de sugestões às prefeituras.

Recife. Foto: © Divulgação
Recife. Foto: © Divulgação

Cidadania

Para o CEO do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, o Desafio parte da premissa de que a política não é feita só pelo governo. “Os cidadãos devem direcionar seus governantes, dando força às agendas de combate às mudanças climáticas e outras agendas ambientais e sociais, igualmente importantes”. Segundo ele, o voto popular é uma forma de diálogo, e é por meio dele que podemos, todos nós, reafirmar nosso desejo por uma economia cada vez mais verde e de baixo carbono”, disse ele.

Pedro Roberto Jacobi, presidente do secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a mudança do clima é reconhecida como a questão mais urgente a ser enfrentada em nosso século. Segundo ele, a sociedade civil tem papel essencial para fazer avançar a transformação de nossos modelos de desenvolvimento.

“A políticas de enfrentamento às mudanças climáticas no âmbito local podem gerar importantes benefícios à qualidade de vida dos cidadãos e devem potencializar demandas sociais por transporte público de qualidade, cidades mais limpas e saudáveis”, afirmou.

Visite o site: http://www.welovecities.org/pt/(WWF Brasil/ #Envolverde)

* Publicado originalmente no site WWF Brasil.