Clima

Juventude se mobiliza pelo clima

A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas; Auto-suficiência alimentar e Relações Externas, de organizações internacionais, abriu nesta segunda-feira (22) no México, o “Encontro e-CLIQUE! 2. Fase Nacional”, reunião do Movimento da América Latina e Caribe da Juventude sobre Mudança do Clima. Raquel Rosenberg, do Engajamundo, está lá para fortalecer essa iniciativa e ajudar a empoderar esse movimento.

Durante a inauguração a Senadora Silvia Garza Galvan (PAN), presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas, disse que o mês de maio de 2015 foi classificado como o mais quente desde 1930, assim, agir contra as alterações climáticas deve ser uma prioridade. Nesse sentido, ela anunciou que a apresentação de um direito público sobre a Lei Costeira estava pronto.

No evento, o senador Luz Maria Beristain Navarrete (PRD) enfatizou a importância da liderança espiritual do atual Papa em relação a problemas ambientais e mencionou ainda que os jovens latino-americanos devem ser promotores permanentes para conter o aquecimento global.

Mauricio Bermeo, Diretor Geral da Formação e Investigação Profissionalização Indesol disse que encontros como o E-CLIC permitem troca de ideias para encontrar soluções para a mudança climática. Ele observou que no México existem 539 organizações que trabalham sobre questões relacionadas com o ambiente e salientou que a sociedade deve ser parte de uma solução ativa para resolver o problema da mudança climática.

Acompanhe  a construção de uma coalizão de juventude latina pelo link: http://www.canaldelcongreso.gob.mx/

(#Envolverde)