Política Pública

Caixa Cultura São Paulo apresenta Exposição "Apagamentos"

São mais de 40 obras do artista Thiago Navas que convidam o visitante a refletir e debater o papel do patrimônio histórico, bem como mostrar sua memória e importância na construção do tecido urbano paulistano.

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no dia 16 de julho de 2016, sábado, às 11 horas, a exposição “Apagamentos” do artista Thiago Navas, que reúne mais de 40 obras sobre a valorização e manutenção do patrimônio histórico paulistano. Com curadoria de Paulo Gallina, a exposição é constituída por desenhos inéditos (série Apagamentos/ Encobrimentos 2015-2016), uma instalação interativa, uma obra no hall da entrada da CAIXA e um painel de fotografias a ser construído junto com o público. A exposição segue até o dia 25 de setembro com entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Apagamentos

A exposição “Apagamentos” pretende ser uma ferramenta de re-aproximação dos indivíduos com a cidade, resgatando memórias perdidas no passado, por meio da apropriação de fotografias de imagens antigas, trabalhadas pelo artista.

“Especialmente no caso de Thiago Navas, cuja obra insere-se no presente enquanto proposição, a memória é assumida como contexto cultural formador do hoje”, ressalta o curador da exposição, Paulo Gallina. Curador e artista esperam através desta exposição, ativar a cidade enquanto espaço de memória e encontro.

O artista da exposição ressalta que “a modificação do tecido urbano altera o modo de vida das pessoas. Com a velocidade com que essas transformações ocorrem, não é dado tempo às pessoas de absorverem essas mudanças e isso cria um distanciamento entre elas e os lugares em que vivem”. Na abertura da exposição, Thiago Navas e Paulo Gallina, irão fazer uma visita guiada junto aos visitantes presentes.

“Thiago Navas deixa um rastro forjado com apagamentos e encobrimentos. A apropriação fotográfica torna-se uma ferramenta de aproximação dos indivíduos à obra e à cidade, a um só tempo perdidas no passado e em imagens agora trabalhadas pelo artista”, destaca o curador da exposição, Paulo Gallina.

A exposição conta com atividades da Hey Sampa, comunidade que utiliza ferramentas da economia criativa para discutir, engajar e aproximar os cidadãos paulistanos a sua cultura patrimonial. Hey Sampa busca criar uma trajetória de educação voltada ao patrimônio material e imaterial dos bairros de São Paulo com a divulgação de ações e integração da comunidade em espaços públicos por meio de atividades culturais, palestras, cursos e atividades que desenvolvam a conscientização de cada cidadão.

Nessa parceria, a exposição “Apagamentos” reforça o papel da Caixa no incentivo a ativação de espaços públicos do centro da metrópole paulista, no apoio a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e nas propostas de desenvolvimento urbano sustentável e planejado.

Mesa-redonda e lançamento do catálogo

Em 20 de agosto, às 16 horas, será realizado o lançamento do catálogo e debate com convidados para discutir a valorização, a vivacidade e o uso dos patrimônios cultural, material e imaterial pelos cidadãos, de acordo com as obras expostas na CAIXA Cultural.

Trilhas Educativas, Oficinas e Caminhadas

Em paralelo com a exposição serão realizadas caminhadas com o público e com escolas públicas da cidade de São Paulo por meio do programa Gente Arteira da CAIXA Cultural.

As Caminhadas serão roteirizadas baseadas nas obras expostas que surgiram da pesquisa de Thiago Navas com o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo realizado por Militão Augusto de Azevedo entre 1862 e 1887. Os passeios, todos gratuitos, vão acontecer nos dias 27 de agosto (durante a Jornada do Patrimônio) e no feriado da Independência da República, 7 de setembro. Neste mesmo dia, será realizada uma visita guiada com Artista. Para se inscrever envie um e-mail para [email protected] (limite: 50 pessoas).

Já as trilhas educativas e as oficinas com as crianças serão realizadas nos dias 26 de julho, 23 de agosto e 20 de setembro.

O objetivo dessas atividades é criar nos participantes um estímulo presencial em conhecer e aprender com a cidade, além de despertar novos olhares para a região central e assim valorizar e manter a história viva da cidade de São Paulo.

Sobre o artista

Thiago Navas é artista visual. Reside e trabalha em São Paulo. Tem questões vinculadas com história, urbanismo e memória coletiva das cidades como eixos de interesse em seu trabalho. Participou dos cursos do professor Charles Watson (RJ), Processo Criativo (2014) e Procedência e Propriedade (2015). Participa do grupo de discussões de projetos do Hermes Artes Visuais, ministrado por Nino Cais e Marcelo Amorim. Principais exposições: 2016 -Apagamentos, Caixa Cultural Sé, São Paulo. Arte Londrina 4, Casa de Cultura UEL, Londrina. 2015 – 47 Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. 2014 – Multitude, Sesc Pompéia, São Paulo. Estruturas Imaginárias, Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande. 2013 – Edición número cero, Havana, Cuba. 2011 – Olhares Impressos, Santa Rosa, La Pampa, Argentina.

Serviço:
Exposição “Apagamentos”

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro)

Abertura e visita guiada: dia 16 de julho de 2016, (sábado), às 11 horas

Visitação: de 16 de julho a 25 de setembro de 2016 (terça-feira a domingo)

Horário: 9h às 19h

Informações: (11) 3321-4400

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

Produção: Ideza | Camila Schvaitzer

Produção Atividades: Hey Sampa

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

(#Envolverde)