Ambiente

Assembleia Geral aprova rascunho da agenda global de sustentabilidade

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa na Assembleia Geral ao lado do presidente da AG, Sam Kutesa. Foto: ONU/Devra Berkowitz
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa na Assembleia Geral ao lado do presidente da AG, Sam Kutesa. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Secretário-geral da ONU afirmou que “hoje é o começo de numa nova era”; documento será enviado para Estados membros que devem aprová-lo no fim deste mês.

A Assembleia Geral da ONU aprovou resolução com o “rascunho” do texto da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, afirmou que o documento será enviado agora para os Estados membros que devem aprová-lo na reunião que será realizada na sede das Nações Unidas, no final do mês.

Nova Era

Ban disse que “hoje é o começo de numa nova era e que a resolução vai ajudar a realizar o sonho de um mundo de paz e de dignidade para todos”.

Em discurso na Assembleia Geral, o chefe da ONU relembrou o caminho seguido pela comunidade internacional nos últimos 15 anos, desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ODMs.

Esse processo, segundo Ban, levou a criação dos objetivos de sustentabilidade pós-2015, que têm como meta assegurar o bem-estar a longo prazo do planeta e de seus habitantes.

Respeito

Os líderes mundiais devem adotar o novo documento entre 25 e 27 de setembro durante a Conferência da Agenda 2030, na sede da ONU em Nova York.

O plano coloca a população como ponto central do desenvolvimento, alimenta o bem-estar da humanidade, a prosperidade, a paz e a justiça.

Além disso, a proposta busca o respeito pelos direitos humanos para todas as pessoas e a igualdade de gêneros.

Ban explicou que a agenda, que será adotada no fim do mês, é resultado de uma série de eventos neste ano, como a 3ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento e os esforços para alcançar um acordo sobre o clima na COP-21, que vai ser realizada em Paris, em dezembro. (Rádio ONU/ #Envolverde)

* Por Edgard Júnior da Rádio ONU.